High School: 6 dicas para participar desse intercâmbio do ensino médio

Além de uma profunda imersão em inglês, fazer o High School permite ao estudante ampliar seus horizontes em uma nova cultura.

Esse é um tipo de intercâmbio muito sonhado pelos jovens, mas algumas informações são importantes para que ele aconteça. 

Isso porque, mesmo que o High School seja uma modalidade de ensino muito similar aos ensinos médio brasileiro, ele tem especificidades do tipo de ensino norte americano. 

Para se ter uma ideia, o intercambista que busca fazer esse programa, pode escolher boa parte das matérias.

Nesse sentido, as escolas associam a educação pela experiência, com laboratórios, e pela sala de aula comum. 

São muitas as possibilidades de aprender no High School. E para te ajudar a entender mais sobre essa modalidade de ensino, separamos algumas dicas valiosas. Confira.

O que é e como funciona o High School? 

Para entender melhor o High School é mais fácil fazer analogia com o ensino médio que já conhecemos. 

Isso se deve ao fato de que se trata do tempo de ensino regular, dividido em 3 anos, para jovens de 14 até 19 anos.

Fora isso, as matérias básicas como matemática, ciências e história estão inseridas no currículo. 

Vale lembrar que toda a experiência que o aluno regular norte-americano tem é diferente. O modo como as aulas são aplicadas e o tipo de estrutura física são outra realidade.

Sendo assim, o aluno que deseja fazer o intercâmbio High School se depara com a realidade diária dos estudantes regulares. Além disso, ele aprende, no idioma local, todas as matérias básicas e complementares que quiser. 

Vantagens de fazer High School? 

Aprender inglês diretamente da fonte! Essa é, com toda certeza, a maior vantagem de se fazer High School.

Mas ainda existem outros benefícios muito potentes, que só são possíveis quando estamos imersos em outra cultura. 

Para se ter uma ideia, o modelo de educação norte-americana é diferente, envolve práticas de laboratório, desenvolvimento esportivo e muito contato com as artes.

Sendo assim, esse é um prato cheio para os jovens que querem desenvolver muitas habilidades. 

De toda forma, é por meio das práticas diárias, da aprendizagem de outras disciplinas que o inglês vai sendo aperfeiçoado. Isso torna a aprendizagem mais dinâmica, com interações mais profundas e relevantes. 

Por essa razão, quem faz o High School tem a possibilidade de desenvolver, com muito mais complexidade, a língua estrangeira. 

High School: onde se hospedar durante o intercâmbio do ensino médio?

Esse é um momento muito especial para o estudante, e o lugar para morar pode intensificar ainda mais essa experiência. 

Como os jovens que fazem o intercâmbio High School são menores de idade, a ideia é sempre estar em um local mais seguro, como casas de família ou residência estudantil. 

Cada um proporciona um tipo de contato diferente com a cultura e podem ser cruciais para uma boa estadia e aprendizagem. 

High School

Confira mais detalhes sobre essas duas possibilidades a seguir: 

High School em residência estudantil 

Não é só as faculdades que proporcionam residência estudantil. Muitas escolas privadas ou internatos também oferecem essa opção para os alunos do High School. Isso também inclui os estudantes intercambistas. 

Nesse sentido, esses são alojamentos que costumam ter quartos divididos por gênero e que comportam todas as necessidades dos estudantes. 

E por estarem dentro do ambiente escolar, as regras também estão presentes e devem ser seguidas à risca. Portanto, essa é uma experiência que propicia mais laços de amizade e o desenvolvimento da autonomia. 

Casa de família

Algumas famílias se cadastram em programas de intercâmbio, tanto para enviar os filhos para viverem novas experiências, como apenas para receber os jovens e ter, no convívio, o contato com outras culturas. 

Essa é a opção mais em conta, financeiramente, e pode ser a experiência mais intensa em cultura. Isso porque o aluno deve aprender os hábitos familiares e se adaptar à rotina com maior agilidade. 

Quais os requisitos para participar de um intercâmbio do ensino médio?

Um intercâmbio High School tem requisitos mais simples, como um nível de inglês intermediário, que será testado por meio de uma prova. Além disso, é necessário ter uma idade compatível com o nível de ensino, nesse caso de 14 até 19 anos. 

Outro requisito para participar desse programa é estar em dia com toda a documentação exigida, e possuir um seguro viagem. Aliás, o alojamento já deve estar reservado e o aluno precisa apresentar a previsão de volta. 

É importante dizer que, para os estudantes que desejam viver essa experiência, o visto é uma parte muito importante do processo. 

High School: 6 dicas de planejamento

O primeiro passo para realizar um intercâmbio High School é ter um bom planejamento. Nesse sentido, decidir qual escola ir, quando ir, se organizar financeiramente, montar roteiros, assim como requerer toda a documentação, são pontos fundamentais. 

Pensando nisso, separamos os 6 passos importantes para te ajudar a se planejar da melhor forma. Veja:

Defina o local

Não é só os Estados Unidos que proporciona essa experiência de intercâmbio. O estudante pode escolher diversos países. Os mais procurados são Canadá, Nova Zelândia e até o Reino Unido. 

Cada um deles vai ter demandas diferentes, desde o preparo da documentação, até a organização do roteiro. Comece escolhendo para onde quer ir. 

Fique atento aos prazos do High School

A experiência escolar é muito diferente do que estamos habituados. Uma das características que mais chama atenção é que o ano letivo é diferente. 

O estudante deve, então, ficar de olho nos prazos para início de ano letivo e se programar para chegar com antecedência.

Escolha o tipo de acomodação

Já falamos sobre os tipos de acomodação que podem ser eleitas no High School. Agora é hora de avaliar quais são as possibilidades e escolher a que se encaixa melhor nas expectativas do estudante. 

Não se esqueça da documentação

A documentação é o ponto central da organização de um intercâmbio. Depois de escolher para onde ir, onde ficar, foque em todos os documentos necessários. Vistos, passaporte, seguro viagem, comprovantes de vacina, tudo deve ser apresentado com regularidade. 

Avalie o nível de inglês para se dar bem no High School 

O intercâmbio High School permite um nível intermediário de inglês. Contudo, para ampliar a intensidade da experiência, é bom já ir treinando. 

Para o processo de seleção da escola, uma prova de análise de nível de inglês será feita. Sendo assim, é ela que irá nivelar as turmas e indicar por onde o aluno deve começar. 

Se organize financeiramente

Com organização financeira, o intercâmbio vai ser muito mais tranquilo e bem aproveitado. Faça bons investimentos, tenha em mente quando precisará periodicamente, e pague tudo com a maior antecedência possível para ter uma experiência no High School ainda melhor.

Conclusão

Não é difícil encontrar jovens que sonham com o intercâmbio High School. Isso porque essa é uma oportunidade única na vida e deve ser aproveitada ao máximo. 

De toda forma, como vimos durante o artigo, alguns passos são importantes, como escolher bem o país para onde ir e focar na regularização dos documentos. 

Por fim, é só aproveitar tudo que o modelo de ensino norte-americano pode proporcionar, como as aulas complementares e o aperfeiçoamento do inglês.

Deixe um comentário