Melhor provedor de internet da Bahia: Baianos revelam a resposta no Prêmio Melhor Plano

Quem pretende aproveitar o início do ano para trocar o plano de internet agora já consegue conferir as melhores operadoras da Bahia segundo quem realmente importa: outros consumidores.

Isso porque acaba de ser lançada a quarta edição do Prêmio Melhor Plano, que costuma premiar as operadoras de internet fixa que mais se destacaram nos últimos doze meses — e que merecem atenção do consumidor no ano que começa agora.

Mais uma vez, o projeto foi conduzido pelo comparador especializado em telecom Melhor Plano, em parceria com o site Minha Conexão, com foco em testes de velocidade de internet fixa.

Para chegar aos premiados apenas no estado da Bahia, considerou-se mais de 300 mil testes de velocidade, bem como cerca de 17 mil opiniões de usuários ao longo do ano passado.

Já a nível nacional, o número de testes de qualidade de conexão ultrapassou os 15 milhões, em um período marcado pelo isolamento social e a ampliação das atividades remotas.

Destaques para 2022

Para facilitar a tomada de decisão por parte do consumidor, os vencedores foram novamente divididos em três categorias: “melhor velocidade”, “melhor satisfação” e “melhor provedor”.

Os grandes destaques da nova edição vieram para a TIM, premiada no quesito “velocidade”, a Global Telecomunicações, contemplada na categoria “satisfação” e a Claro, eleita pela população o “melhor provedor” no território baiano.

“Chegamos ao quarto ano de Prêmio Melhor Plano unindo os mesmos sentimentos que impulsionaram sua primeira edição: o desejo de facilitar a decisão dos brasileiros, contribuindo para escolhas mais assertivas, e o entendimento de que é preciso reconhecer as instituições que ofereceram internet de qualidade, sobretudo durante o isolamento social” compartilha Pedro Israel, co-fundador do Melhor Plano.

 

Cidade Velocidade Satisfação Melhor Provedor
Salvador TIM ITS BRASIL TIM
Feira de Santana TIM WT NET TIM
Camaçari GLOBAL GLOBAL
Itabuna CLARO VIVO VIVO
Lauro de Freitas TIM GLOBAL CLARO
Ilhéus HENET STONY LIBER
Jequié OI INTERNET NSON OI

Acesse a lista completa de premiados em cada cidade da Bahia

Em alguns casos, pode ser que o usuário se depare com municípios sem uma categoria ou outra. Isso acontece por dois motivos: ou as avaliações foram insuficientes ou não houve interseção de dados entre as categorias de “melhor velocidade” e “maior satisfação” para chegar ao resultado.

Metodologia

A nova edição do estudo teve como base os testes de velocidade de internet feitos de dezembro de 2020 a novembro de 2021 no site Minha Conexão.

Foram levadas em conta a rapidez da velocidade de download, upload na transmissão do multicanais bbb 22 e a satisfação dos usuários com seus provedores.

No total, estima-se a análise de aproximadamente 15.670.000 milhões de testes, bem como 665.900 mil avaliações dos consumidores.

Como nas edições que o antecedem, apenas provedores com o mínimo de mil testes de velocidade realizados no período participaram do prêmio.

Também foi exigido que eles possuíssem ao menos 3% da amostra dos testes da região avaliada para ter significância estatística.

Além disso, foi preciso haver testes mapeados do provedor nos últimos 3 meses, de modo a garantir que a empresa está à ativa.

Quanto às regiões, cada cidade precisou ter, no mínimo, 3 mil testes dentro do período avaliado para ser incluída.

dispositivos tecnológicos

Por tal motivo, certos municípios não foram enquadrados pelo ranking, que verificou a insuficiência de testes para chegar a algum dado preciso.

A análise dos dados contou com a utilização de algoritmos para detectar comportamentos artificiais e eliminar possíveis tentativas de fraudes por parte de robôs.

Por fim, foi realizada uma auditoria manual para conferência do resultado em todas as regiões.

Melhor Velocidade: Usou-se a média de velocidade por IP no mês, por provedor em cada cidade.

Para concorrer ao prêmio, o operador deveria ter ao menos mil testes de velocidade ao longo de um ano e  registro de testes nos últimos três meses do ano.

Em cada região concorrida pelo provedor (nível nacional, estadual e cidades), ele deveria representar, no mínimo, 3% dos testes locais.

Na categoria de “Melhor Velocidade”, foi dado um peso de 90% para o download e 10% para o upload.

O download pesou mais por representar melhor a experiência dos consumidores com a internet no dia a dia.

Para chegar ao cálculo do valor de download e upload, foi utilizada uma  fórmula estatística para que os resultados ficassem mais precisos.

Utilizou-se uma distribuição normal na qual os valores do percentil 10, percentil 50 (também conhecido como mediana) e percentil 90, foram combinados em uma média ponderada usando uma proporção de 1:2:1,respectivamente.

Maior Satisfação: Ao utilizar o site Minha Conexão para conferir a velocidade de sua internet, é possível dar uma nota de satisfação de 0 a 5 após o teste.

Sendo assim, a participação nesta categoria levou em conta provedores com pelo menos 30 avaliações na cidade ou estado, além de 3% da amostra de avaliações da região em que estivesse concorrendo.

Para evitar possíveis erros de avaliação e supondo que um mesmo usuário poderia mudar sua nota ao longo do tempo, foi considerada a média das notas de avaliação por endereço eletrônico (avaliação feita por IPs diferentes) na cidade em que o provedor foi avaliado.

Melhor Provedor:  Avaliação feita a partir da soma dos resultados nas categorias de velocidade e satisfação de cada provedor, considerando seu enquadramento em todos os critérios analisados.

Acesse mais detalhes da metodologia completa do prêmio no site.

Sobre o Melhor Plano

Fundado em 2015, o Melhor Plano é uma plataforma especializada na comparação imparcial e transparente de planos de telefonia e internet no Brasil.

O site, que faz parte do grupo Méliuz (CASH3), ajuda os consumidores a tomarem decisões mais assertivas por meio de comparadores individuais e para famílias de serviços do tipo controle e pós-pago.

Suas ferramentas também abrangem planos de internet banda larga, tv por assinatura, fixo, combos e serviços financeiros.

Até o momento, estima-se que mais de 30 milhões de pessoas foram impactadas pela marca.

Deixe um comentário