É fato que a sustentabilidade é um tema cada vez mais debatido na atualidade, servindo para atender as necessidades diárias dos indivíduos, mas sem prejudicar o futuro de outras gerações.
Nesse sentido, existem diversas cidades sustentáveis espalhadas pelo mundo, mas o Brasil não fica atrás, com municípios referência em cuidados dessa área.
Vale lembrar ainda que quando falamos em sustentabilidade, diversos benefícios são promovidos, como a melhora da qualidade de vida, preservação dos recursos naturais e até mesmo a economia da região.
Portanto, se você tem interesse em se mudar para uma cidade sustentável, continue acompanhando o post de hoje e veja quais são as principais em nosso país.
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Muitas pessoas procuram uma imobiliária em Balneário Camboriú, a fim de encontrar o apartamento ideal para morar, com diversas opções de imóveis para venda ou aluguel anual.
Com excelente infraestrutura, belezas naturais incríveis e infinitas opções de lazer, o município é referência em sustentabilidade, com projetos e serviços importantes.
Alguns exemplos são o Parque Natural Raimundo Malta, com diversas atividades, reciclagem de lixo, o projeto Terra Limpa, etc.
Além disso, houve a implantação do sistema de drenagem pluvial, melhorando a mobilidade urbana e consequentemente impactando a qualidade de vida de moradores e turistas.
Santana de Parnaíba, São Paulo
Localizada na Região Metropolitana de São Paulo, essa foi a primeira cidade brasileira a apresentar à ONU (Organização das Nações Unidas) um plano de desenvolvimento sustentável a fim de gerar o bem-estar da população.
Inclusive, a coleta de lixo do município aumentou em 50% após incluir ex-catadores de materiais recicláveis na corporação Avemare.
Ela tem como principal objetivo a conscientização da população sobre a reciclagem e sua importância para o meio ambiente.
João Pessoa, Paraíba
Eleita a primeira cidade sustentável do país, a capital da Paraíba recebeu no ano de 2019 o prêmio Arbor & Urbe, que a considera como a cidade com maior percentual de áreas verdes do Brasil.
Dentro de poucos anos, João Pessoa realizou um plantio de cerca de 200 mil árvores locais, que atualmente ocupa cerca de 30% do território da cidade.
Justamente devido a esse percentual, ela é a segunda capital mais verde do mundo, contando também com espaços de preservação do meio ambiente e incentivos sociais.
Londrina, Paraná
Londrina é uma cidade muito bem desenvolvida, mas que não deixou de lado o cuidado com o meio ambiente.
Inclusive, é destaque por contar com uma política sólida em relação à coleta de lixo. Isso porque, além de ser muito rígida com esse processo, o município realiza um projeto chamado de Cesta Verde.
Seu objetivo é incentivar a população a trocar utensílios recicláveis por alimentos. Funcionando desde 1996, o projeto incluiu catadores de materiais recicláveis, aumentando sua cobertura e rentabilidade.
Extrema, Minas Gerais
Localizada no Sul do estado de Minas Gerais, Extrema possui uma infraestrutura verde reconhecida pela ONU.
Desenvolvido em parceria com os governos estadual e federal, assim como entidades governamentais, o projeto incentiva o plantio, reflorestamento e recuperação de áreas das margens dos rios.
Além disso, oferece incentivos financeiros a proprietários de terras que preservam áreas verdes no entorno de córregos e riachos.
Depois de ser famosa por praticar grande degradação ambiental, hoje em dia a cidade é referência com o projeto de compensação.
Curitiba, Paraná
A chamada Cidade Modelo não poderia ficar de fora da nossa lista, sendo uma das principais referências de sustentabilidade e mobilidade no Brasil, com diversos projetos.
Desde a década de 70, a capital paranaense possui a melhor qualidade de ar quando comparada com outras cidades brasileiras, oferecendo ainda 64 metros quadrados de área verde por habitante e mais de 30 áreas de preservação.
Com projetos urbanos de desenvolvimento a longo prazo, como os veículos biarticulados, atendimento de água e esgoto, entre outros, Curitiba é até mesmo comparada com metrópoles ao redor do mundo, como Madrid.
Paragominas, Pará
Por fim, ainda que seja pouco conhecida, a cidade de Paragominas foi a primeira do estado a tornar a preservação do meio ambiente como política pública, com o projeto Município Verde.
Como consequência, tornou-se referência regional por ser uma cidade que preza por seus recursos naturais e biodiversidade.
Inclusive, esse projeto ambiental tirou Paragominas da lista de municípios que mais desmatavam, colocando-o como exemplo de sustentabilidade.
Seu combate ao desmatamento é reconhecido em todo o território nacional, atraindo cada vez mais turistas e aquecendo a economia da região, tornando-se uma das principais fontes de recursos.
Então, agora que conhece algumas das cidades mais sustentáveis do Brasil, já pode escolher qual será seu novo lar.
Mas, lembre-se de considerar também o desenvolvimento da região, opções de lazer, economia, qualidade de serviços, etc.
Dessa forma, você garante uma cidade completa e que irá atender suas necessidades e demandas do dia a dia, conferindo bem-estar e qualidade de vida.