Quem trabalha com as redes sociais sabe como é importante ter um gerenciador de postagens e monitoramento. E foi pensando nisso que o estúdio de criação nasceu.
Agora não é mais necessário procurar por um gerenciador extra, é possível monitorar e se programar através do Facebook, pelo estúdio de criação, que se estende para o Instagram.
Quem precisa se organizar em uma rotina de comunicação intensa agora tem mais essa ferramenta para contribuir na rotina.
Usar o estúdio de criação é simples, é uma ferramenta bem intuitiva para quem já usa tanto o Instagram quanto o Facebook como as redes sociais principais.
E pode ainda oferecer recursos mais amplos se considerar o DPO as a service e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em sua utilização e criação geral de conteúdo.
Quer saber mais? Acompanhe nosso conteúdo sobre tudo que o estúdio de criação pode oferecer.
O que é o estúdio do Instagram?
O estúdio de criação é um gerenciador das redes sociais Facebook e Instagram. Produzido pela Meta, o estúdio de criação é um projeto que visa manter todas as informações dessas duas redes sociais em um só lugar.
Além de automatizar o processo de publicação e monitoramento do Facebook e do Instagram, o estúdio de criação é gratuito e não torna obrigatório ter um perfil nessas redes.
Para usar o estúdio de criação, você pode apenas logar direito do perfil empresarial do Facebook, é simples e bem prático, sem precisar compartilhar dados onde não precisa.
Outro benefício do estúdio de criação é a possibilidade de gerenciar várias contas ao mesmo tempo. Para quem trabalha com conteúdo, essa automação ajuda a monitorar e a criar estratégias de marketing muito mais eficientes.
O estúdio de criação tem se tornado a melhor opção para quem quer controlar posts e engajamento sem um gerenciador pago, que precise de compartilhamento de dados. É seguro e é do próprio conglomerado do Facebook.
O estúdio pode ser utilizado nas estratégias de marketing?
Para criar estratégias de marketing eficientes é preciso fazer um amplo diagnóstico, e isso só é possível através da análise dos dados do que já foi feito.
Ter essa análise através do estúdio de criação é o caminho para criar estratégias de marketing importantes para a sua marca.
Dentro do estúdio de criação você consegue ver todo o histórico do que foi feito, de como foi engajado com comentários, com métricas em infográficos e muito mais.
Usar o estúdio de criação é uma dica valiosa para quem está em época de planejamento de estratégias de marketing.
Além de tudo, essa é uma ferramenta gratuita, que disponibiliza, inclusive, dicas de aprimoramento de resultados. Vale a pena testar o estúdio de criação.
Quais são as funcionalidades do estúdio?
Que o estúdio de criação é uma boa ferramenta de planejamento e monitoramento, você já sabe, e para utilizá-lo em sua totalidade, também é preciso entender as funcionalidades.
Com o estúdio de criação vocë consegue enquanto monitoramento:
- Ver o desempenho de cada post, com número de entrega e de reações;
- Ver os gráficos de evolução de número de seguidores;
- Ver a quantidade de comentários.
- Enquanto planejador, o estúdio de criação permite:
- Programar posts tanto para o Facebook, quanto para o Instagram com muita antecedência;
- Responder comentários e interagir com as reações;
- Explorar a biblioteca de conteúdo para manter a sua produção dentro das melhores tendências;
- Integrar páginas para monetização com anúncios.
Essas são as principais atividades disponibilizadas pelo estúdio de criação, mas ele é bem personalizável e você pode encontrar outras funcionalidades que agregam a sua conta.
Como acessar?
Você pode acessar o estúdio de criação tanto pelo celular quanto pelo computador, em diversos espaços como através do Facebook, Instagram ou pelo próprio aplicativo Creator Studio.
Para utilizar o estúdio de criação pelos aplicativos das próprias redes sociais, basta entrar nelas e procurar nas opções de configurações a parte do estúdio de criação.
Já pelo computador, além de ser possível acessar o estúdio de criação pelo Facebook, no canto superior esquerdo, também é possível pelo próprio link, que é o business.facebook.com/creatorstudio.
O estúdio de criação vai vincular o acesso à página que você vai monitorar e publicar, então faça o login corretamente com os mesmos dados da página administrada.
Como agendar as publicações?
O que mais faz os gerenciadores serem tão amados é a forma como podemos nos planejar com as publicações. Elas podem ser agendadas com muita antecedência e excluídas se assim o administrador quiser.
Os vídeos do IGTV também podem ser agendados como uma publicação no feed do Instagram qualquer. No entanto, os stories, que são ferramentas muito importantes para o engajamento do conteúdo, não.
Mas, é possível ver o histórico de stories com tranquilidade com o estúdio de criação. Coisa que não dá para ser feita no próprio Instagram depois de 24 horas da publicação.
Para agendar as publicações no estúdio de criação, basta entrar na ferramenta e clicar na rede social que será administrada, escolher a opção de nova postagem.
Depois desse caminho no estúdio de criação, coloque texto e imagem, escolha se vai duplicar a postagem do Instagram para Facebook, ou vice e versa, e coloque data e hora de publicação. Salve e pronto.
Tenho mais de uma conta, posso usar o estúdio em contas diferentes?
O estúdio de criação foi pensado para otimizar esse fluxo de postagens, inclusive quando o administrador tem mais de uma conta para controlar.
Para usar o estúdio de criação em mais de uma conta, você deve associar os perfis em um único lugar, nas configurações do Facebook, e do Creator Studio.
Cada aba vai contar com uma conta diferente e um perfil de rede social diferente. A utilização e funcionalidade é a mesma para todos os perfis.
Conclusão
São muitos os benefícios que a utilização do estúdio de criação proporciona, e o principal deles é a otimização de tempo.
Com tudo em um só lugar, além de monitorar com maior facilidade, você também corre menos riscos de erros, e tem um panorama geral de como estão as postagens.
E a gente sabe que o sucesso vem quando entramos nas tendências. E com o estúdio de criação saber delas fica mais fácil com a biblioteca virtual. Lá você também pode salvar músicas e entender como entrar para o mundo dos vídeos curtos como reels.
O estúdio de criação é uma ótima opção para gerenciar as suas contas em redes sociais.